Os números da nova rodada de pesquisa BTG/FSB, divulgada nesta segunda-feira (12), mostram que o ex-presidente Lula (PT) segue na frente na disputa pelo Palácio do Planalto. Mas em comparação a levantamentos anteriores, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), diminuiu a vantagem.

De acordo com o levantamento, Lula soma 41% das intenções de voto, um a menos que a pesquisa anterior. Bolsonaro vem logo em seguida com 35%. No levantamento anterior, o presidente somava 34%. Ciro Gomes (PDT) subiu de 8% para 9%, enquanto Simone Tebet (MDB) saiu de 6% para 7%. Felipe D’ávila (NOVO) tem 1%, o mesmo percentual de Soraya Thronicke (UB).

Os candidatos Constituinte Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB) e Léo Péricles (UP) tiveram juntos 1% das intenções de voto. Pablo Marçal (PROS) pontuou no levantamento anterior, mas sua candidatura não foi aceita pela Justiça Eleitoral.

Em simulação de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria por 51% a 38%. O ex-presidente também leva a melhor nos cenários com Ciro Gomes (46% x 35%) e Simone Tebet (48% x 34%). Nos outros cenários de segundo turno, Bolsonaro também perderia para Ciro Gomes (50% a 38%), e Simone Tebet (48% a 40%).

A pesquisa ouviu dois mil eleitores brasileiros de diversas regiões do país entre os dias 09 e 11 de setembro, por telefone. Ela aponta a margem de erro de 02 pontos para mais ou para menos. O questionamento está registrado no TSE sob o número BR-06321/2022.