O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdeca) promoveu mais uma etapa para a escolha dos próximos conselheiros tutelares por parte dos eleitores chã-grandenses. Nesta terça-feira (8), os pré-candidatos inscritos no certame participaram de uma avaliação de conhecimentos com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Considerado como o livro mais importante para o exercício da função de conselheiro tutelar, o ECA, criado nos anos 90, estabelece uma série de medidas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Segundo os coordenadores do processo de escolha, toda a avaliação foi preparada com o ECA como base, através de questões objetivas.
Antes da avaliação, os pré-candidatos também passaram por uma formação. Essa etapa faz parte de todo o cronograma estabelecido para o processo de escolha, conforme divulgado no mês de maio através de edital por parte do Comdeca.
Os resultados devem ser divulgados já nos próximos dias por parte do órgão. Em seguida, os aprovados serão convocados para a definição dos números que serão utilizados. A partir desse momento, todos poderão ser considerados como candidatos.
O processo de escolha será realizado no dia 1º de outubro, em um domingo, na Escola Municipal XV de Março, das 8h às 17h. Todos os eleitores chã-grandenses em dia com a Justiça Eleitoral poderão exercer o voto, que é facultativo. Cada eleitor pode votar em até cinco candidatos.
0 Comentários