A Política, assim
como o mercado de trabalho e todos os campos de nossa vida, evoluiu e quem não
acompanhou a mudança está ficando para trás. A dinâmica das campanhas eleitorais
mudaram, é claro que algumas coisas permanecem como, por exemplo, o corpo a
corpo, visitar eleitores, comer na casa deles etc.
Os mais atentos talvez tenham percebido que, com o
advento das redes sociais e os avanços da Legislação Eleitoral (que cada vez
mais ‘aperta’ partidos políticos e candidatos) as campanhas eleitorais vem
incorporando profissionais experientes em legislação eleitoral, marketing
político, cientistas políticos, analistas de dados, entre outros.
Esses profissionais são responsáveis por organizar a
campanha, orientar na comunicação com cada grupo social, auxiliar na
mobilização, analisar os dados e evidências para formulação de políticas
públicas, mitigando os riscos de recebimento de multas eleitorais e de derrota
do candidato.
É-nos claro que, nem toda campanha precisa de todos estes
profissionais, entretanto saber quais deles o candidatonecessita é fundamental
para aumentar a chance de ele ganhar a eleição.
O tempo de “fazer tudo de todo jeito” acabou.Lembre-se:
surto em campanha eleitoral tem prazo de validade.
Renné
Gonçalves
Cientista
Político (UFPE) e Consultor
Esp.
em Governança, Gestão de risco e Conformidade (UFPE)
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