Os fiéis católicos de Chã Grande se reuniram nesta sexta=feira (16), no sítio Freixeiras, para o encerramento da festa religiosa de São Roque, padroeiro da comunidade. A celebração é uma das mais antigas do município, juntamente com a de São Sebastião, e remonta a um período vivido na história da região.
A celebração contou com a procissão com a imagem de São Roque, que percorreu alguns sítios, seguindo até a Capela, em Freixeiras. Com fé e devoção, os fiéis seguiram o cortejo na comunidade.
Ao chegar na Capela dedicada ao santo, a comunidade ainda participou da celebração da missa de encerramento da programação. O Padre Josivan Nunes, pároco de Chã Grande, foi o celebrante.
História – A devoção a São Roque, segundo os relatos históricos, começou no período em que a região sofreu com a peste bubônica, a mesma doença que também atacou os moradores de Chã Grande no século passado.
Centenas de pessoas morreram, tanto na então vila de Chã Grande quanto na região de Freixeiras. Foi nesse momento que, de acordo com a história, foram feitas promessas a São Sebastião, na área urbana, e São Roque, na região rural. Com a passagem do surto da doença, os dois santos católicos passaram a ser homenageados pelos fiéis, numa tradição que atravessa gerações.
0 Comentários