A paratleta Leylane de Castro dos Santos esteve nesta terça-feira(27) em Chã Grande. Ela participou de um encontro com estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio João Batista de Vasconcelos, no Estádio Ewerson Simões Barbosa. A passagem da paratleta pela cidade faz parte da programação da escola na semana da pessoa com deficiência e coincide também com o período dos Jogos Paralímpicos de Paris, que começam nesta quarta-feira (28).


Leylane contou um pouco sobre sua história e conquistas no esporte paralímpico. Destaque no atletismo, com arremesso de pesos, dardo e disco, ela é pentacampeã brasileira e das américas, além de ter conquistado a medalha de prata no ParaPan em Lima, 2019, e o 5º lugar em Tóquio, em 2020.


A paratleta ainda possui, em seu acervo de medalhas, dois ouros no Open Internacional 2022, e bronze no ParaPan em Santiago, no ano passado.


Leylane de Castro possui uma lesão no cérebro conhecida como encefalopatia, que limita algumas atividades, mas que não a impede de ser uma paratleta reconhecida. Por conta de uma lesão no ombro, Leylane acabou ficando de fora dos Jogos Paralímpicos de Paris.