Nas últimas 24 horas, o Chã Grande News vem sofrendo ataques por parte de membros do grupo de oposição, principalmente nas redes sociais, e até do próprio candidato Jorge Luís (PSB), em uma live no Instagram. Diante de tudo isso, o Chã Grande News sente-se na obrigação de trazer à tona algumas verdades acerca do assunto.
O primeiro ponto a ser analisado é sobre a divulgação de eventos. O candidato Jorge Luís diz que não cobrimos eventos de seu grupo político. O candidato esqueceu que estivemos em sua convenção partidária, assim como na de Sandro Advogado (Avante). Ambas foram realizadas no mesmo dia.
O Chã Grande News ofertou o mesmo espaço, entrevistando, durante as convenções, os candidatos da majoritária, Jorge Luís e Sérgio do Sindicato. Na matéria sobre o evento que homologou Sandro Advogado como candidato, também foram entrevistados os candidatos Sandro e Professor Joel.
Sobre a cobertura de eventos políticas, carece-se esclarecer: o Chã Grande News não realiza cobertura de comícios, passeatas, carreatas, ou outros movimentos do tipo. O site de notícias, no entanto, disponibilizou espaço para o envio desses conteúdos por parte das duas coligações, assim como a agenda. Apesar do contato insistente por parte do Chã Grande News, a equipe de coordenação ou comunicação do candidato Jorge Luís decidiu por não fazer uso desse recurso, talvez por falta de interesse em divulgar o candidato e seus eventos.
Sobre o debate e as sabatinas, vale ressaltar que o Chã Grande News realizou uma reunião com os membros das duas coligações partidárias no dia 11 de setembro. No mesmo dia, o Chã Grande News também realizou a entrega on-line das regras dos dois estilos de programas. O candidato Jorge Luís nunca questionou as regras, mas sim às questões organizacionais.
O Chã Grande News esclarece cada ponto:
Sobre a data: o site atendeu ao requerimento da coligação de Jorge Luís, que pedia que o debate fosse promovido no dia 30 de setembro. Tal programa foi realizado neste mesmo dia, contando apenas com o candidato Sandro Advogado.
Sobre os locais: o candidato fez o pedido que tanto as sabatinas quanto o debate fossem realizados em Caruaru ou Recife. Tal medida não se aplica, tendo em vista que é papel do Chã Grande News determinar o local de realização dos programas. As sabatinas foram promovidas em Chã Grande, enquanto o debate ocorreu em Gravatá.
Comitivas: Jorge Luís, em seu requerimento, pediu diminuição na lista de pessoas nas comitivas dos candidatos. Ele não apresentou, porém, justificativas para a mudança desse ponto, assim como nos demais.
Gravação: o candidato ainda solicitou que sua equipe pudesse realizar a gravação total dos programas. Vale ressaltar que foram levados ao ar de forma ao vivo, disponíveis na íntegra no canal do Chã Grande News no YouTube. A produção de materiais para a divulgação do candidato não foi proibida. Por ser um produto do Chã Grande News, a gravação no local, de forma integral, ou seja, do começo ao fim, não poderia ser liberada, já que envolve questões técnicas, audiência, mercadológicas e da imagem do próprio site de notícias.
Membros da imprensa: Jorge Luís também apresentou contraponto com relação à participação de membros da imprensa local no debate. Vale lembrar que desde ainda no projeto, os membros da imprensa sempre estiveram previstos apenas para entrevistas coletivas, ao final, sem participação direta na elaboração de perguntas.
As regras do debate deste ano são oriundas do evento realizado em 2020, pelo Chã Grande News. O que mais chama a atenção é que Sérgio do Sindicato, na época candidato a prefeito pelo PT, aceitou todos os termos acordados, tanto das sabatinas quanto do debate, como locais de realização, proibição de gravações na íntegra, comitivas, entre outros temas.
O candidato Jorge Luís tem todo o direito em não participar de debates e entrevistas, já que a participação é facultativa. Apesar de respeitarmos a sua decisão, lamentamos profundamente por sua ausência nesses eventos, pois era a oportunidade de apresentar seus contrapontos, suas ideias e propostas. Ao invés disso, optou por realizar uma live nas redes sociais, onde destinou acusações dos mais variados tipos.
A boa política é feita através do diálogo, da discussão de ideias e da busca de soluções para problemas que possam existir, não quando um dos lados opta por jogar com suas regras, se negando ao debate e deixando de discutir o que realmente importa.
0 Comentários