A distância de 135 km que separa os municípios de Chã Grande e Brejo da Madre de Deus é encurtada a cada nova edição do projeto de troca de cartas, promovido com alunos das redes de ensino das duas cidades. Pelo menos duas vezes por ano, os estudantes realizam o intercâmbio, quando uma turma vai até a outra cidade para encontrar, conversar e conhecer uns aos outros. Nesta terça-feira (29), o ponto de encontro foi a Escola XV de Março.

Logo pela manhã, um ônibus escolar de Brejo da Madre de Deus trouxe cerca de 37 alunos, participantes do projeto, para o intercâmbio na escola chã-grandense. A turma foi recepcionada na entrada, pelos alunos locais. Em seguida, todo o grupo seguiu até o auditório. Após a fala da equipe gestora, os alunos derma início às apresentações culturais.

A iniciativa é realizada todos os anos, dentro da disciplina de português nas duas cidades. O projeto nasceu através do professor Dilson Lucena, há 20 anos, que implantou em Chã Grande ainda em 2012. “É um projeto que tem tudo a ver para o desenvolvimento da personalidade do aluno, com relação a ele ser protagonista no que faz”, explica Dilson.

A professora Andréia Ferreira, da rede municipal de ensino de Brejo da Madre de Deus, fez questão de acompanhar os estudantes nesta visita a Chã Grande. Ela destacou a importância da iniciativa. “Um projeto muito grandioso para o nosso município, para os nossos alunos que estão aqui. Isso para mim é gratificante, em saber que eles estão cada dia mais aprendendo algo novo com um projeto tão rico como esse”, disse a educadora.