Foto: Claudemir Barros


O auditório da Escola Municipal XV de Março sediou nesta terça-feira (21) a primeira edição da Conferência Municipal de Meio Ambiente, que teve como tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), reunindo representantes de diversos setores do município.


A abertura do evento contou com os discursos do presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Batista, do vice-prefeito e secretário de Educação, Joel Gomes, do secretário de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade, Joseildo Martins, e do prefeito do município, Sandro Advogado. Em sua fala, Sandro destacou a causa ambiental como prioridade na gestão.


O primeiro momento da conferência ainda contou com uma palestra do representante da Universidade Federal Agreste de Pernambuco (UFAPE), Marciel Tavares. Logo em seguida, os participantes se dividiram entre os eixos estabelecidos para discussão de propostas.


Para esta conferência, cinco eixos foram apresentados: mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática e governança e educação ambiental. Estes temas foram trabalhos por expositores convidados, tais como Renné Gonçalves, Professor José Eleno, Kaline Medeiros, Gilberto Braga e Fábio Santiago.


A conferência de meio ambiente, em sua primeira edição, teve como objetivo elaborar propostas para o município, como forma de frear o avanço das mudanças climáticas no espectro local. Além disso, ao final do evento, essas propostas também foram elencadas de acordo com suas prioridades, para que sejam apresentadas na conferência estadual, no mês de março, em Recife.